Professores

 

Pesquisador Formação………………………………………………………………………
Davi da Silva Costa

davi.costa@lapa.ifbaiano.edu.br
Lattes:
lattes.cnpq.br/9600666125249303

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFPB) e Mestre em Cultura e Sociedade (PosCultura/UFBA). Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Extensão, Cultura e Comunicação Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, desenvolvimento rural, diagnóstico rápido e participativo, agricultura e desenvolvimento territorial, agroecologia, identidade camponesa e geracional, juventude rural, cultura e sociedade, associativismo e cooperativismo. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Baiano.

Ediênio Vieira Farias

edy.farias@lapa.ifbaiano.edu.br

Lattes:
lattes.cnpq.br/0831759035700134

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VI. Especialista nas áreas: Metodologia do Ensino de Matemática e Física (Faculdade Internacional de Curitiba-Facinter/UNINTER); Administração Pública e Gerências de Cidades (pelo Centro Universitário – UNINTER); Gestão Educacional (Faculdade João Calvino) e em Práticas Docentes Interdisciplinares (pela UNEB/Campus VI). Mestrando em Educação de Jovens e Adultos (pela UNEB/Campus I). Apresenta experiência na área educacional como professor de Matemática e Física em escolas da educação básica. Exerceu o cargo de Encarregado de Atividades Culturais pela Secretaria de Educação Municipal de Ibiassucê. Desenvolveu a função de Gestor de Recursos Humanos – GHR no Cargo de Nível Superior pela Diretoria Regional de Educação/DIREC-24/SEC-BA. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura na cidade de Ibiassucê/BA. Atualmente, professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Baiano de Bom Jesus da Lapa. Integra os Grupos de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento, Política e Desenvolvimento (UNEB/Campus I) e Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (IF Baiano/ Campus Bom Jesus da Lapa).

Edna Maria da Silva

Lattes:
lattes.cnpq.br/8485431068466836

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia(2005) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia(2008). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, Colaboradora da Universidade Federal da Bahia, Coordenador II da Secretaria de Planejamento e Professor do Centro Universitário Jorge Amado. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pluriatividade, Bahia, Região Cacaueira, Sistemas de produção, renda familiar e Uruçuca.

Estacio Moreira da Silva estacio.moreira@lapa.ifbaiano.edu.br

Lattes:
lattes.cnpq.br/7160508991144289

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Doutorando em Mémoria pela UESB. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, currículo integrado, ensino médio integrado e políticas públicas.

Gardênia Alves Pereira

gardenia.pereira@lapa.ifbaiano.edu.br

Lattes:
lattes.cnpq.br/5091110192417597

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe(UFS)

Geângelo de Matos Rosa

geangelo.rosa@lapa.ifbaiano.edu.br

Lattes:
lattes.cnpq.br/7402464024398360

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Heron Ferreira Souza

heron.souza@lapa.ifbaiano.edu.br;

Lattes:
lattes.cnpq.br/9527831284464333

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Doutorando em Educação – Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela UNICAMP. Professor efetivo do Instituto Federal Baiano, campus Bom Jesus da Lapa. Interessa-se em estudos sobre Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Sustentável, Geografia Agrária, Educação e Trabalho, Educação do Campo e Tecnologias Sociais.

Ivna Herbênia da Silva Souza

Lattes:
lattes.cnpq.br/5688087736895152

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e Gestão de Pessoas pela Faculdade da Cidade do Salvador – FCS. Atualmente é aluna do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Linha de Pesquisa em Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e no MBA Profissional em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Administração Pública e em sala de aula em cursos de Pós-Graduação.

Junio Batista Custódio

Lattes:

lattes.cnpq.br/0246349034307229

Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em docência e gestão de processos educativos e especialização em Gestão da Saúde. Tem experiência em coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino, no desenvolvimento de projetos voltados à organização da Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades. Desenvolveu recentemente um projeto de articulação Saúde-Educação no município de Bom Jesus da Lapa / BA, no qual analisou as condições de trabalho e saúde dos docentes da Rede Municipal.

Marciliana Goreti Davantel

marcilianadavantel@hotmail.com

Lattes:

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e Licenciatura Plena em Zootecnia, Química e Biologia pelo CEFET unidade Sudoeste (1999). Especialista em Produção de Ruminantes pela UFLA (1999) e em Didática pela UNICENTRO (2001). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus de Conceição do Araguaia. Mestranda em Ecologia e Produção Sustentável, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Samuel Britto das Chagas

Lattes:

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2006), atuou como representante da Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB (2004-2006) e como membro do Núcleo de Apoio a Reforma Agrária – NARA TERRA (2001-2005), desenvolvendo atividades com Acampados, Assentados e Agricultores Familiares atuando com as temáticas: Questão Agrária, Educação Ambiental, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Desde 2006 é Assessor da Comissão Pastoral da Terra – BA, no Projeto de Articulação Popular pela Revitalização do São Francisco (CPP/CPT), onde atua com assessoria e articulação à movimentos sociais, organizações populares, povos e comunidades tradicionais na região do Médio São Francisco, com as seguintes áreas Agroecologia, Educação Popular, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), Políticas Públicas, com foco em Regularização Fundiária, Meio Ambiente e Acompanhamento a grupos em Conflitos Socioambientais.