Linha 3: Políticas Públicas, Trabalho e Desenvolvimento Territorial

Eixos

A linha de pesquisa está estruturada em três eixos específicos de abordagem e interligados mediante a configuração das propostas de pesquisa:

Eixo 1: Dinâmica territorial, Arranjos Produtivos Locais e Estratégias de Desenvolvimento

Eixo 2: Relações de trabalho, Economia Solidária e Tecnologias Sociais

Eixo 3: Análise e Avaliação de Políticas Públicas e Desenvolvimento

Objetivos

Analisar a dinâmica econômica local-regional, a relação campo – cidade. Estudar as estratégias de organização, gestão e desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. Analisar a dinâmica territorial do sertão baiano a partir dos atores institucionais, poderes locais, atores sociais e econômicos.

Compreender a estrutura das relações de trabalho, os processos de qualificação e capacitação e o incremento de processos tecnológicos na produção nos diferentes setores da economia no sertão do Vale do São Francisco, com destaque para a agricultura. Analisar as relações de produção e de trabalho sob a égide das tecnologias sociais e da economia solidária. Identificar necessidades sócio-técnicas dos agricultores familiares do sertão e estruturar estratégias educativas socioeconômica, cultural e tecnologicamente viáveis. Analisar a relação dos processos educativos à gestão social e produtiva de empreendimentos econômicos e/ou solidários.

Estudar metodologias de análise e avaliação de políticas públicas. Analisar diferentes políticas públicas no que concerne a concepção e implementação, particularmente as de geração de emprego, renda, formação profissional e de desenvolvimento. Avaliar os efeitos e/ou impactos de políticas públicas, em especial as de enfoque territorial, de desenvolvimento e agrícolas / agrárias.

Pesquisadores
Davi Silva da Costa
Edienio Vieira Farias
Edna Maria da Silva
Heron Ferreira Souza (Coordenador da linha)
Marciliana Gorete Davantel

Estagiários

Estudantes:

Andreia Jorge Lomazzi

Maxuel Araújo dos Santos
Pollykennya Kerynynne Ferreira Alves